Meu amigo, escritor e poeta português Artur Vaz, irá lançar no próximo dia 19 de Maio (sábado), as 21 horas na sala Pablo Neruda, no Forum Municipal Romeu Correia, em Almada, o seu mais recente trabalho literário: ALMADA GENTE NOSSA - Entrevistas, II Volume, agregando ao seu vasto espólio literário.
A sua nova obra, é um conjunto de 27 entrevistas com personalidades de Almada, cujo município em 2003 resolveu por unanimidade da vereação atribuir lhe a Medalha de Prata de Mérito Cultural, pela valiosa contribuição prestada à cultura como ensaísta.
Esse livro tem prefácio do categorizado escritor almadense Dr. Alexandre Castanheira e capa do pintor Albino Moura, prestigiado nome das artes plásticas.
Fundador da SCALA – Sociedade Cultural de Artes e Letras de Almada, está representado na SPA - Sociedade Portuguesa de Autores e é membro da APE – Associação Portuguesa de Escritores.
Presidente da ECOSD’ART – Associação Cultural, Artur Vaz é autor de vários textos de divulgação e crítica publicados em diversos periódicos.
Este segundo livro do projeto iniciado em 2001 sob a responsabilidade editorial da Junta de Freguesia de Almada, é no seu entender «um profícuo conjunto de depoimentos, de valor ímpar para a bio-etnografia almadense, cujas personalidades através das suas intervenções cívica e cultural representam um rico manancial de referências para as gerações vindouras».
Convido à todos os amigos(as) portugueses que encontrarem-se em Almada, no dia 19 de maio, para prestigiarem o lançamento de mais uma obra de Artur Vaz.
-------------#------------
Na ocasião do lançamento do livro "Pétalas Soltas", da nossa querida amiga e poetisa portuguesa Vera Silva, dei uma nota, mas agora com a capa, volto à frisar sobre como adquirir:
info@corposeditora.com - www.corposeditora.
Maiores informações sobre o livro "Pétalas Soltas", vocês irão encontrar no blog da autora.Palavras Soltas.
Como postei abaixo, fui agraciada e honrada, com a indicação das minhas queridas Amigas, Vera e Hilda, no que tange aos Blogs que permitem uma densa reflexão.
Essa nomeação, implica em indicar 5 Blogs, que me induzem à pensar, quero deixar claro, todos os Blogs que visito, são Blogs que amo e todos me levam à uma profunda reflexão.Porém tenho a difícil missão de indicar 5 Blogs apenas.
Abaixo os 5 indicados e uma resenha sobre eles:
A Cor da Letra:Ricardo, o Autor do Blog é um grande, querido Amigo, para todos os momentos, sempre me incentivando e muitas vezes conduzindo. No que tange a poesia de Ricardo há uma polivalência, densidade, voracidade, saltando dos seus versos e dilacerando almas.
Blue Moon: Quando adentramos ao Blog da minha Doce Amiga Tina, sentimos uma aura que nos contagia, nos aconchega com todo o carinho inerente à ela. Sempre focada aos fatos que nos circudam. Cristalinamente aborda, diversos assuntos, dividindo sempre o conhecimento e, com muita sapiência nos envolve com pensamentos filosóficos.
Cadinho RoCo:Meu denso Amigo e Filósofo Cadinho. Sua forma única em discorrer com supremacia sobre todos os sentimentos que envolvem o ser e, com sua visão precisa, as mazelas que norteiam o mundo. Cadinho conjuga magistralmente, filosofia e poesia, sinteticamente, verdadeiramente.
Encanto:Minha Querida Irmã da Alma Elisabete, que é puro encanto,comunga comigo à paixão pelas artes. Aborda temas diversos, com autoridade. Questões cotidianas, bem como, questões relacionadas às artes. Tem o dom de nos remeter para dentro dos seus textos fortes, precisos e intensos.
Lino Resende:Meu Amigo, gentleman Lino Resende. Autor de um Blog dinâmico, único, trafega por todos os assuntos, desde a tecnologia até a bíblia. Como poucos, consegue abordar um tema, sem deixar seu ponto de vista sobrepujar, muito pelo contrário, nos conduz para que após a reflexão, teçamos comentários estritamente subjetivos.
Aos 5 eleitos, para pegarem o Award, é só clicarem em cima da figura. Peço à todos que aproveitem a oportunidade para conhecerem todos os Blogs mencionados, como também os Blogs da Vera (uma Poetisa Magistral) e, Hilda (uma Cronista Fascinante).
Peço desculpas à todos que eu não indiquei e peço que me entendam. Todos vocês que estão na minha lista de amigos e mesmo os que me visitam esporadicamente, tem para mim um valor inigualável.
Cada blog que visito, adentro plena de respeito e amor. Cada comentário que deixo, deixo um pouco de mim. Todos os comentários que me deixam não ficam apenas guardados no blog, mas sim no meu coração. Todos são especiais, vitais à mim. Todos conduzem à reflexão. Agradeço profundamente o carinho que me deixam à cada mensagem.
Todos, indistintamente, estão guardados no lugar mais nobre que possuo, ou seja, meu coração.
Hoje pela manhã recebi uma infinita e demasiada surpresa, que encheu minha alma com alegria. Minha Querida Amiga e PoetisaVera,doBlog Palavras Soltas , em um desafio que à ela foi proposto, sobre os 5 Blogs (da infinita lista de Blogs genias que ela possui), que a fazem pensar. Entre os cinco um dos Blogs que ela elegeu foi o meu, pela beleza das palavras e pela cultura inerente, que docemente a AmigaVera,assim o vê. Recebi oAwardacima, logo mais, irei também discorrerSobre os 5 Blogs que me levam à refletir.Obrigada minha tão querida Vera,pois tu sabes a admiração que nutro por ti e pela sua fina poesia. Vindo de ti é uma honra enorme.
E a minha querida Hilda, do Blog Casa da Sogra, uma cronista magistral, uma mulher de múltiplos talentos, voltada às artes, envolta na densidade, também me indicou. Convido à todos para conhecerem ambos os blogs:
A monumental Obra de Pablo Ruiz y Picasso constitui se de desenhos, pinturas, gravuras, esculturas, colagens e cerâmicas. Caracteriza-se pelo intenso dinamismo das mudanças de estilo e na busca incessante de novas formas e soluções. No dia 08.04 relembramos 34 anos da morte de Pablo Picasso.
São traços comuns, em todas suas fases e experiências o domínio pleno, de todas as técnicas e materiais, o humor sarcástico voltado sempre para a deformação e a caricatura, o gosto de transformar as coisas,como a si mesmo.
Foi o gênio das metamorfoses, virtuose e comediante das inquietações momentâneas, sem nunca romper a espinha dorsal de seu individualismo.
Entre 1900 a 1906, inaugura os períodos conhecidos como "Fase Azul" (onde retrata personagens da burguesia ou do submundo) e, a "Fase Rosa" (em que a temática são os artistas de circo).
Picasso foi um homem extremamente sedutor, teve inúmeras mulheres, que transformou em Musas e, cada fase sua representa um novo amor.
O quadro acima, intitulado como "Les Demoiselles d'Avignon", revolucionou o mundo da arte, retratanto prostitutas num bordel, em um estilo menos naturalista e mais geométrico, ou seja, inicia um novo caminho em que já se esboça o cubismo, enquanto paralelamente, a escultura africana influencia suas contínuas pesquisas das deformações expressivas.
Entre 1910 e 1912, as representações do "cubismo analítico" atingem o máximo da Abstração Picassiana.
Suas colagens, incorporam materiais até então estranhos ao quadro, como em "Violino, garrafa, copo" e, aos poucos surge o "cubismo sintético", policromático.
Em seguida Picasso realiza uma pintura semi-abstrata, "O Pintor e seu modelo" . A partir de 1930, após um cubismo quase decorativo e um estágio neoclassicista, seus quadros apresentam formas de ritmo forte, às vezes espasmódico, sendo o prenúncio da explosão dramática de 1937, com "Guernica", uma grande composição em preto e branco com imagens convulsas e estilhaçadas que denunciam o bombardeio à cidade basca, Guernica.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Picasso continuou vivendo em Paris sob a ocupação alemã. Em uma revista em seu apartamento, um oficial nazista observou uma fotografia do Mural Guernica na parede e, apontando para a imagem, perguntou: Foi você quem fez isso? E Picasso respondeu, após um segundo de reflexão: Não, vocês o fizeram.
As fases seguintes são de tendências diversas, que incluem reiterações do cubismo, distorções figurativas entre o cubismo e o expressionismo.
Referências:
1-Picasso Walther, Ingo F. Editora: Paisagem Distribuidora.
2- Pablo Picasso - Coleção Grandes Mestres Scarborough, Kate Editora: Atica.
3- Picasso - 200 Masterworks From 1898 To 1972 Picasso, Pablo Editora: Bulfinch Press.
4- A Day With Picasso Wynne, Christopher/Pfleger, Susanne/Picasso, Pablo Editora: Prestel.
Picasso costumava dizer que levou a vida inteira para pintar como uma criança. O mestre acreditava que precisou de 80 anos para alcançar o tão sonhado olhar leve, com espontaneidade e sem preconceitos, apenas possível no mundo infantil.
O caminho contrário ele fez na infância: O menino, com apenas 8 anos, já pintava como um homem.
Sua Obra, foi solidamente construída sobre constantes quase inalteráveis, em que sobressai a liberdade formal.
Seu testemunho é o da definitiva libertação da forma na criação artística. Pablo Picasso deixou um legado inconstestável, foi o artista mais versátil do séc. XX
Eu não sei dizer se eu descobri a melodia de Marvin ou foi ela quem me descobriu. Ele partiu quando eu tinha exatamente 9 anos de idade, em 1984. Se fosse vivo, hoje completaria 68 anos.
Conheci desde cedo a música clássica, o soul, o R&b, o jazz, o blues, a bossa nova, a mpb, o flamenco etc. Todos são estilos que amo, mas minha alma se encontrou com a melodia de Marvin Gaye desde o primeiro acorde ouvido e, daí em diante minha história foi permeada por muitas coreografias ao som de Marvin Gaye.
Marvin Gaye foi para a Black Music o que Mozart, foi para a música clássica. Marvin além de um talento nato, bruto, que foi além de todos os talentos da black music, foi um visionário, quando ele lança "What´s going on", em 1971, nessa música ele já fala das guerras, do ódio, das calamidades que inundam o mundo. Nesse mesmo álbum tráz a música, "Mercy Mercy Me", em que ele faz uma apelo ao mundo, sobre a ecologia, sobre a necessidade de cuidarmos do nosso planeta, em um época que não se abordava esta questão.
Para gravar o Álbum "What´s Going On", Marvin teve que desafiar o dono da gravadora Motown, dizendo que sairia da gravadora se não permitisse que gravasse aquele. Como Marvin era o maior talento musical da época a gravadora sucumbiu e permitiu que Marvin gravasse. Esse álbum foi o marco divisor da música em que pela primeira vez ouve-se alguém cantar relatando os problemas atuais,cruciais.
Os Britânicos elegeram What´s Going On como o melhor álbum do séc. XX
Marvin tinha a genialidade em fluir pela "Soul Music", (termo cunhado pela Gravadora Motown), como possuia o talento nato para o jazz como mostrou em seu álbum "Trouble Man" em 1972. Falar de Marvin é tão fascinante, delirante, porque falamos de uma voz descaradamente perfeita, sensual, magistral, que passeava por todos os ritmos, como jamais alguém o fez. Quando descobriu a nossa Bossa Nova, gravou Corcovado.
Assim era Marvin Gaye, perfeito, tudo pode com a sua voz irretocável, com o swing sensual, presente nas suas canções e, um bom gosto indiscutível.
Foi o único capaz de mesclar em uma só melodia, o jazz, o soul, r&b, o groovie e o blues. Como ouvimos em seu medleys, que arrepiam a alma.
Marvin, redefiniu a black music, foi o catalizador de uma revolução sem tamanho. Além de visionário, além de singular, além de alcançar facilmente sextas com sua voz perfeita, foi um homem que cantou com a alma, um Soul Man nato. Um Gênio da Música Mundial.
Na semana da Páscoa, deixo abaixo "What´s Going On", uma canção que além de despudoradamente linda, evoca a paz, a necessidade de cessar guerras, tumultos e deixar sempre o amor fluir.